História da Química Orgânica
A vida é baseada na água e nos compostos de carbono. A água fornece o fluído da vida, e o carbono, se combinado com outros elementos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo, constitui as moléculas da vida. Os compostos de carbono ocorrem em todos os organismos vivos e sem eles a vida não existiria (GERENUTTI, 2005).
A Química Orgânica é o estudo dos compostos que contém carbono, cuja principal propriedade é a formação de cadeias. Sua denominação foi baseada nas conclusões de Lavoisier que, em 1784, provou que os compostos obtidos de seres vivos ou fósseis continham carbono. A divisão em orgânicos e inorgânicos era a seguinte:
Compostos orgânicos: obtidos a partir de organismos vivos;
Compostos inorgânicos: obtidos a partir de materiais do reino mineral.
Em 1828, o químico alemão Fredrich Wohler mudou todo o curso da história da química. Sua síntese de uréia a partir de amônia (NH3) e ácido ciânico (HCNO), realizada com aparelhagem em seu laboratório, demostrou que a idéia da força vital era irrelevante para o desenvolvimento da química. A uréia produzida no laboratório de Wohler mostrou-se idêntica em todos os aspectos com a uréia formada nos organismos mamíferos. (GERENUTTI; RISSATO, 2005; SOLOMONS; FRYHLE, 2009).